Submissão de trabalhos

O II CBPMPC aceitará resumos expandidos relacionados com Processamento mínimo de frutas e hortaliças e Pós-colheita de frutas, flores, e hortaliças.  Os resumos serão avaliados por consultores ad hoc, podendo ou não ser aceitos. Trabalhos referentes às culturas ou espécies não relacionadas com o evento não serão aceitos e o autor não terá o valor da taxa de inscrição devolvido.

  • Os resumos serão submetidos única e exclusivamente da forma on line. Será permitida a submissão de até DOIS RESUMOS POR INSCRIÇÃO.
  • Primeiramente deve ser realizado o cadastramento preenchendo uma ficha de inscrição no congresso ( Inscrição ). Após o envio da ficha de inscrição, o sistema emitirá uma mensagem por e-mail comunicando que o seu pedido de inscrição foi devidamente cadastrado, informando o número de sua inscrição, que deverá ser confirmada antes do envio do resumo. Com o número da inscrição e seu cpf terá acesso ao sistema que permitirá o envio dos resumos em arquivo formato PDF.
  • Os resumos expandidos deverão ser escritos em arquivo modelo com cabeçalho e rodapé, existente no site II CBPMPC (clique aqui para arquivo modelo). Ressalta-se a necessidade do preenchimento do cabeçalho no arquivo modelo com o título do resumo expandido e nome do(s) autor(es).
  • A Comissão Executiva do II CBPMPC recomenda critério e ética no momento do autor do resumo definir seus co-autores. Resumos com mais de cinco co-autores estarão sujeitos à verificação de ciência do conteúdo por parte de todos, por meio de contato por e-mail. A falta de ciência do conteúdo por parte de qualquer co-autor desclassificará o resumo.
  • Prazo para envio dos resumos expandidos – 10 de Abril
  • Resumos aprovados, os mesmos somente serão publicados nos anais do evento após a comprovação do pagamento da inscrição.
  • A Comissão Científica do II CBPMPC selecionará os resumos expandidos que serão apresentados oralmente e o apresentador será comunicado com antecedência sobre as normas para preparo e apresentação do trabalho.

Os resumos expandidos deverão apresentar os seguintes itens: Cabeçalho (existente na página modelo), Título, Autor(es), Endereço do(s) Autor(es), Resumo, Palavras- chave, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão e Referências. Tabelas, Figuras e Agradecimentos

O resumo expandido pode ser redigido em português, espanhol ou inglês e deverá ter no mínimo quatro e no máximo oito páginas. Solicita-se não ultrapassar o tamanho de 1500 Kb.

Os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, formato do papel A4 com espaçamento 1,5 entre linhas e margens (superior, inferior, esquerda e direita) de 3 cm. O texto deverá ser digitado em modo “justificado”. As linhas da página devem ser numeradas. Tabelas podem ser elaboradas em espaço simples. O cabeçalho, já pronto no modelo, deverá ser completado em fonte Times New Roman, tamanho 10 e em espaçamento simples.

As palavras RESUMO, ABSTRACT, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, AGRADECIMENTOS E REFERÊNCIAS deverão ser escritas em maiúsculo e negrito, tamanho da fonte 12.

O título deve ser redigido em fonte Times New Roman tamanho 14, em negrito, sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e de nomes próprios deve ser maiúscula. O título deve conter no máximo 90 caracteres, excluindo os espaços.

Os nomes dos autores devem ser redigidos em tamanho da fonte 12, negrito, separados por ponto-e- vírgula (;), independente do número de autores. O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado. Informe o(s) nome(s) próprio(s) completo(s) do(s) autor(es). Abrevie somente o(s) sobrenome(s) intermediário(s). Por exemplo, Paulo Augusto Siqueira Cesar, deve aparecer como Paulo A. S. Cesar. Os números sobrescritos correspondentes a instituições e endereços, devem ser colocados após o nome completo do autor.

Os nomes de instituições e endereços devem ser redigidos em tamanho da fonte 10, separados por ponto-e- vírgula (;) com ponto final, após o último e, números correspondentes aos autores antes da instituição e o endereço. Inicie sempre pelo nome da instituição, seguido, então, pelas suas repartições, sempre da maior para menor, separadas por hífen (-). Quando dois autores têm o mesmo endereço institucional, ainda que em departamentos diferentes, basta citar o endereço para um deles. Inclua o endereço de correio eletrônico de todos os autores.

O RESUMO não deverá conter mais do que 300 palavras.

Após a palavra ABSTRACT coloque o título em inglês, tamanho de letra 12 em negrito, sem ponto final. Apenas para a primeira letra do título e de nomes próprios deve ser maiúscula.

Palavras-chave e Keywords: no mínimo de três e máximo de cinco, devem iniciar pelo nome científico da espécie vegetal a que se refere o trabalho, seguindo-se os termos para indexação, que não estejam no título. Apresente as palavras-chave na linha logo após o texto do resumo e as keywords logo após o texto do abstract.

Notas de rodapé devem ser incluídas através da função inserir, em tamanho da fonte 10.

Tabelas e Figuras deverão ser inseridas no final do resumo expandido (após Literatura Citada), elaboradas conforme as normas atuais da ABNT. Ressalta-se que após o título e legenda da tabela/figura em português, deve-se repetir o mesmo em inglês.

O último parágrafo de RESULTADOS E DISCUSSÃO deve trazer as conclusões sumarizadas na forma de texto corrido e nunca na forma de itens.

Nas Referências, seguir as normas da ABNT.

Verifique se todos os autores citados no texto foram referenciados e se todas as referências estão efetivamente citadas no texto.

Menção a concessão de bolsas ou financiamento de pesquisa deve ser colocada em AGRADECIMENTOS.

Quaisquer dúvidas sobre a redação e submissão do resumo expandido, entrar em contato com a comissão científica do I! CBPMPC, pelo e-mail fruticultura@uepg.br.

Template de Resumo

Os resumos expandidos serão apresentados na forma de pôster ou oralmente. A Comissão Científica julgará a forma de apresentação e comunicará com antecedência aos autores.

  • Na apresentação oral cada apresentador contará com um tempo de 17 minutos, sendo: 12 para apresentação e 05 para perguntas.
  • Os arquivos para apresentação deverão ser entregues na sala indicada pela secretaria do evento ao operador até 02 horas antes da apresentação.
  • Será disponibilizado kit multimídia como recurso audiovisual para as apresentações.
  • O apresentador do trabalho deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no evento.
  • No impedimento do primeiro autor, o trabalho somente poderá ser apresentado por um dos coautores constantes no trabalho publicado nos anais e, devidamente inscrito no Simpósio, podendo apresentar até dois trabalhos.
Template de apresentação oral
  • Os pôsteres deverão ser afixados no local, pela manhã no dia informado pela Comissão Executiva do evento. Os pôsteres deverão permanecer até o momento final do período de apresentação.
  • Cada autor deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho pelo período de uma hora a partir do início de cada sessão, relacionada na programação do Congresso.
  • Será efetuada verificação da presença do autor apresentador no local para recebimento do certificado de apresentação e posterior publicação do resumo expandido.
  • O pôster deverá ser retirado no final do período de apresentação sob pena de ser descartado.
  • Será disponibilizado para afixar cada pôster um espaço de 1m de largura por 1,20 m de altura. Recomendamos pôster de no máximo 0,9 m de largura por 1,0 m de altura.
  • O título deverá ser o mesmo do resumo expandido.
  • Os pôsteres deverão apresentar os seguintes itens: Título, Autor(es), Endereço do(s) Autor(es), Introdução e/ou Objetivo(s), Material e Métodos, Resultados e Discussão. Tabelas, Figuras, Referências e Agradecimentos são opcionais.
  • Para que o texto do pôster possa ser lido a uma distância de dois metros, dê preferência ao título escrito em letras maiúsculas, grandes, com no mínimo 15 a 20 mm de altura.
  • Abaixo do título, com letras menores, deverão aparecer os nomes dos autores, Laboratório ou Departamento, Instituição, Cidade, Estado e endereço eletrônico.
  • Para o texto, recomenda-se letras com no mínimo 5 a 6 mm de altura.
  • Ilustre os resultados experimentais com Figuras e Tabelas.
  • As citações bibliográficas devem ser feitas segundo as normas da ABNT conforme mencionado anteriormente.
Template de apresentação em Poster